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Juruaia-MG - A Capital da Lingerie

11Abr

Arte da primeira metade do século XX inspira coleção outono/inverno da Laniclê Lingerie

No período de 1925 a 1939, o mundo assistiu a um movimento artístico denominado Art Déco. Essa agitação afetou a arte em geral, a arquitetura, o design de interiores e o desenho industrial. A moda também não ficou de fora desse movimento, que tem como característica a mistura de vários estilos, como o cubismo, o modernismo, a art noveau e o futurismo. Com influência principalmente estética, a Art Déco tem na geometria, nas linhas retas e na assimetria seus principais elementos, o que garante mais simplicidade no estilo.  Esse período do século XX foi a inspiração para a marca Laniclê Lingerie, de Juruaia, conceber a coleção outono/inverno 2012 da marca.

"As peças da nova coleção da Laniclê são limpas de adornos, como laços e babados, mas em compensação, são estruturadas na modelagem e no design, justamente para caracterizar a Art Déco”, comenta Carla Rezende Terra, estilista e modelista da marca.

Na cartela de cores, o azul e o laranja predominam, como tendências da moda inverno 2012. “A Laniclê é uma marca mais clássica. Tons mais sóbrios, como o preto e o cinza estão na cartela de cores. Mas outras poderão ser encontradas em nossas peças, como o roxo, o verde, o marrom, o nude, o rubi e o chocolate”, completa Terra. Os florais continuam em várias peças da marca, principalmente as mais delicadas e românticas. Para compor o visual Art Déco, uma grande variedade de estampas geométricas, como riscas e bolas. Em relação aos tecidos, a Laniclê aposta em materiais acetinados, rendas e jacquards que também estão entre as tendências de moda do inverno 2012.

A coleção outono/inverno 2012 da Laniclê Lingerie poderá ser conferida no Salão da Moda Íntima (Felinju) que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Juruaia.


Confira as novas coleções das principais lojas de Lingerie em nosso instagram - http://www.instagram.com/juruaia.com.br

 

10Abr

Peças clássicas, que remetem às noivas, é a proposta da Lindelucy para a coleção outono/inverno 2012

Lindelucy Lingerie

Mesmo em meio a tantas mudanças comportamentais, o casamento ainda é o sonho de muitas mulheres. Entrar na igreja com toda pompa e circunstância são desejos acalentados por mulheres no mundo todo. A personagem Cláudia, por exemplo, vivida pela atriz Giovana Antonelli na novela Aquele Beijo, não vê a hora de realizar seu casamento da maneira mais clássica possível: um belo vestido branco com uma calda imensa, muitas rosas vermelhas, Igreja lotada de amigos e parentes e uma bela festa com bolo, doces e champanhes para comemorar o grande momento da vida da personagem.

Muitos podem dizer que é apenas uma história de novela. Pode até ser, mas o que dizer das inúmeras publicações e empresas especializadas em casamentos! Se não houvesse esse sonho por parte de muitas mulheres, a oferta não seria tão grande. Discussões à parte, importante mesmo é que os sonhos devem ser realizados.

Para ajudar as noivas a conceberem o casamento dos seus sonhos, a Lindelucy Lingerie, de Juruaia, preparou a coleção outono/inverno 2012 especialmente dedicada às noivas. “As peças transmitem o sonho de uma mulher para o casamento”, diz Lúcia Iório, proprietária da marca.

Com um tema clássico como noivas e debutantes, os tecidos e as cores também não poderiam fugir do óbvio: o branco é garantia na cartela de cores. Mas o preto e o pink também estão presentes, para as mais ousadas. O tule e a renda são tecidos obrigatórios. Bordados e flores completam as peças. “As flores, aliás, remetem à ideia de 3D, uma inovação da imagem que ganham as peças íntimas”, afirma Iório.

A coleção outono/inverno 2012 da Lindelucy Lingerie poderá ser vista durante o Salão da Moda Íntima, que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Juruaia.

 Coleção Outono-Inverno Lingerie - 2012

29Mar

Baile da Lingerie - Festa da Karcinha

 

Baile da Karcinha

A ACIJU realizará no dia 28 de abril (Sábado) uma super balada para diversão da população de Juruaia e dos visitantes da 15ª FELINJU - Salão da Moda Intima de Juruaia. Para 2012, a ACIJU inova no formato da festa e vai promover um super duelo de DJs de Alfenas - MG. Os DJs convidados foram Túlio Ferrari, Fabio Baroni e Alexandre Marcks. Iluminação e Sonorização profissional em uma mega estrutura dentro do Clube Recreativo de Juruaia, com decoração vip para embelezar a festa. Para os mais bebedeiros, o camarote open bar contará com cerveja, vodka, refrigerante e água a noite toda. Corra e garanta ja seu convite antecipado.

No dia 30 de abril (Segundona, véspera do feriado) teremos a tradicional Festa da Karcinha, organizada por Renan, este ano, com a parceria e apoio da ACIJU. O evento acontecera no Clube Recreativo de Juruaia as 23:00 Hrs, com a presença confirmadíssima da dupla Gil Mattos & Guilherme tocando o melhor do sertanejo universitário. Logo após uma super balada com o DJ Luciano Netto, também de Alfenas - MG.

Garanta seus convites para as duas festas na Vizwal Modas (Juruaia) e na Banca Martins (Guaxupé).

Fonte: Aciju

20Mar

Maior evento de moda íntima de Minas Gerais já tem data definida

15ª Felinju 2012 - Salao de moda intima de Juruaia-MG

Há 15 anos acontece em Juruaia, no sudoeste de Minas Gerais, a maior feira de moda íntima do estado. É o Salão da Moda Íntima de Juruaia, que irá acontecer entre 27 de abril a 1º de maio de 2012, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, no centro da cidade. O Felinju tem como objetivos apresentar as novidades, fomentar negócios e aumentar a visibilidade das marcas participantes do evento, bem como mostrar o potencial de Juruaia no setor têxtil.

A Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), responsável pela organização do Felinju, prepara toda a estrutura do evento para receber visitantes de todas as partes do País. As empresas de Juruaia, por sua vez, já organizam seus estandes para que possam apresentar ao público visitante a coleção outono/inverno de moda íntima 2012.

Com o apoio de associados e parcerias da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Governo de Minas e outras empresas, a décima quinta edição do Salão da Moda Íntima de Juruaia, já está com suas atividades e ações definidas. “Desfiles e palestras estão na pauta do evento que espera receber cerca de 30 mil visitantes durante os cinco dias”, explica João Carlos Iório, presidente da ACIJU.

Na edição passada, a Felinju recebeu 20 mil visitantes e gerou um volume de negócios na ordem de R$ 5 milhões. De acordo com empresários de Juruaia, as vendas em 2011 bateram recordes e, em 2012, poderão ter um incremento de 50% em relação ao ano passado.

Evento: 15ª Felinju (Salão da Moda Íntima de Juruaia)
Data: 27 de abril a 1º de maio de 2012
Local: Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves (Juruaia-MG)
Informações: (35) 3553-1327

14Fev

Juruaia disputa o título de capital nacional da lingerie

Lucro e Paixão: Município que programava show do cantor Wando para abril espera produzir e faturar este ano de 20% a 30% mais que em 2011

Moradoras da pacata cidade de Juruaia, no Sul de Minas Gerais, e fãs do cantor Wando, conhecido tanto pelo repertório romântico quanto pela coleção de calcinhas e sutiãs recebidos do público, as amigas Lúcia Iório, Isabel Gonçalves e Ana Cristina Dias sonhavam com o dia em que iriam prestigiar o show do artista no pequeno município, a 510 quilômetros de Belo Horizonte. O lugarejo, com 9,2 mil habitantes, disputa com Fortaleza (CE) e Nova Friburgo (RJ) o título de capital nacional da lingerie – a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) estima que as confecções de lá são responsáveis por 15% das peças íntimas fabricadas no país. Para este ano, as cerca de 160 empresas da cidade devem produzir de 20% a 30% mais do que o volume registrado em 2011, segundo avaliam empresários da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju).

A expectativa do grupo é pelo menos cinco vezes maior do que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2012, de 4% a 5%, conforme o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Vários motivos ajudam a entender a disparidade entre o percentual revelado pelos empresários de Juruaia e a estimativa do governo federal. Uma delas é o salto do poder aquisitivo das consumidoras, com mais famílias na chamada nova classe média. Além disso, há o aumento natural da população feminina, que soma 97,3 milhões de pessoas – quase 4 milhões a mais do que os indivíduos do sexo masculino no país.

Outro motivo: diversos fabricantes de lingeries em Nova Friburgo, também conhecida pela grande produção de calcinhas e sutiãs, não se recuperaram dos prejuízos com os temporais de 2011, que castigaram a Região Serrana do Rio de Janeiro. Procurado, o sindicato da categoria na cidade não retornou os cinco telefonemas da reportagem.

As três amigas de Juruaia, que também são empresárias do setor, aumentam a lista de justificativas para o bom resultado das confecções do lugarejo. Como diferenciais, por exemplo, elas citam a qualidade do material e as novidades das coleções deste ano. Parte dessas novidades será apresentada ao mercado durante a 15ª Feira de Lingerie de Juraia (Feinju), de 27 de abril a 1º de maio.

“Chegamos a sondar a possibilidade de o Wando fazer um show no evento”, conta Isabel, que reclama do “coração apertado”. Na última quarta-feira, quando o cantor não resistiu à insuficiência cardíaca, ela diz ter chorado como criança. Hoje, quando será celebrada a missa de 7º dia em homenagem ao músico, Isabel garante que irá trabalhar de luto. Ela faz questão de ressaltar que o carisma e o marketing involuntário criado por Wando ajudaram os fabricantes de lingerie a ampliar os negócios. Em janeiro passado, o faturamento da Art Desejo, empresa da qual a fã é sócia, subiu 34% em relação ao mesmo mês de 2011. Agora, ela espera manter o ritmo ao longo do ano.

A colega Ana Cristina, dona da Pimenta Doce, tem meta igual. A empresária, que também faz questão de exaltar o talento do músico, diz que Wando “já deixa grande saudade para o Brasil”. Lúcia Iório, dona da Lindelucy e que também estima faturamento de 20% a 30% maior em 2012, destaca que o cantor “era uma pessoa com imenso respeito pelas mulheres”. Coincidência ou não, algumas lojas em Juruaia vestiram todos dos manequins das vitrines com peças pretas na semana passada.

Mas a vida segue. E o mercado de lingerie no lugarejo vai tão de vento em popa que as fábricas não param de lançar novos produtos. Na Íntima Passion, a novidade é uma calcinha com aroma de tutti-fruti. “A aceitação está boa”, propagandeia a gerente do estabelecimento, Délany Vargas. Há poucos meses, revela, ela esteve em um shopping, em São Paulo, onde flagrou uma das peças da marca na vitrine de uma loja luxuosa. “Tive a curiosidade de ver o preço. A loja estava vendendo a peça fabricada por nós com margem de lucro de quase 300%”.

 

Da lavoura às calcinhas

A boa aceitação das calcinhas, sutiãs e espartilhos produzidos em Juruaia, cujo nome em tupi-guarani significa barra mansa, já chegou ao exterior. “Parte da produção segue para Portugal, Estados Unidos, Japão, Itália e outros países”, comemora João Carlos Iório, presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju). Ex-lavrador, ele trabalhou no campo por vários anos. Empregado em diversas fazendas, laborou sob sol e da chuva. Na década de 1990, porém, decidiu fazer “o acerto” com o patrão e investiu, na companhia da esposa, no mercado de lingerie. O setor começava a prosperar na cidade. “No início, eu e minha mulher contávamos com a ajuda de dois empregados. Hoje, empregamos 50 pessoas”.
Mas não é fácil conseguir mão de obra para empreender. Donos de fábricas e lojas especializadas em lingerie da cidade precisam recorrer aos municípios vizinhos na hora de contratar. Só de Guaxupé, a cidade mais próxima, saem dois ônibus lotados para Juruaia, diariamente. “Sem contar as pessoas que vêm de carro ou de moto”, disse Iório. Segundo ele, o setor emprega quase a metade da população do município. “Temos aproximadamente 160 confecções, onde trabalham cerca de 4,5 mil pessoas.”

Fonte: Estado de Minas 14/02/2012 - Economia - Por: Paulo Henrique Lobato

 

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