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Juruaia-MG - A Capital da Lingerie

17Mar

Na contramão da crise, empresas de lingerie querem contratar

Apesar da crise mundial, uma cidade ao sul de Minas, conhecida como "a capital da lingerie", quer ampliar sua mão-de-obra e tem apresentado lucro crescente. Há uma fábrica de lingerie para cada 57 habitantes de Juruaia, município com 8.300 moradores.


Segundo Izabel Gonçalves, presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade, as contratações e a produção cresceram 30% nos dois primeiros meses do ano em Juruaia, em comparação com o mesmo período de 2008.

Gonçalves é dona de uma das cinco fábricas de alças de sutiã locais. A empresa produz 100 mil pares por mês e registrou crescimento de 12% neste ano.

Há 12 anos a produção de calcinhas, sutiãs e cuecas tornou-se a principal atividade econômica do município --responsável por 60% de seu PIB.

Como parte da cadeia da lingerie, confecções de bojos e lacinhos também lucram, num ramo que emprega 35% dos juruaienses e, ainda, moradores de dez cidades vizinhas. Uma das cinco maiores confecções da cidade emprega atualmente 40 pessoas --três novos contratados neste mês.

São 145 pequenas e médias empresas, incluindo as informais. A perspectiva para 2009 não se abalou com a crise. Prova disso é que duas novas fábricas abriram neste ano.

O maior mercado é São Paulo e Minas Gerais --mas há exportação para Europa, Ásia e países do Mercosul. Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, João Batista da Silva, a atividade movimenta cerca de R$ 4 milhões por mês _muito mais do que as 100 mil sacas por ano de café, 12 mil cabeças de frango e 20 mil litros diários de leite que complementam a economia local.

Silva também gerencia duas empresas do ramo, que tiveram crescimento de 15% em 2008.

A Federação das Indústrias de Minas Gerais diz que as indústrias de vestuário e calçados foram as únicas que tiveram crescimento no Estado, apesar da queda de 20,87% no faturamento da indústria em Minas em janeiro deste ano, em relação a janeiro do ano passado.



Folha On-line

Fonte: Folha On-line por CRISTINA MORENO DE CASTRO da Agência Folha
Reportagem públicada em 17/03/2009

14Mar

Fabricantes de lingerie de Juruaia encaram crise de frente

Pelo cenário comum de qualquer pequena cidade do interior, com direito a colinas, muitas árvores, pasto para bovinos, a cidade de Juruaia, localizada no sul de Minas Gerais, não deveria chamar tanto a atenção, segundo o jornal The Huffington Post.

Mas o que torna o caminho para Juruaia mais interessante, são os outdoors que enfeitam a estrada com imagens de modelos, vestindo apenas peças íntimas. O município brasileiro com um pouco mais de oito mil habitantes, pode ser considerada a capital "da calcinha e do sutiã". Atualmente, Juruaia conta com um dos maiores pólos de lingerie do País.



Segundo João Batista da Silva, secretário de Comércio, Indústria e Turismo da cidade, e proprietário de duas empresas (Perlui e Lingerie Sensual), são 141 fabricantes em toda a cidade. O produto tem sido um bom investimento e parece que mesmo com a existência de uma crise econômica internacional, os negócios não chegaram a estremecer. Só no mês de setembro do ano passado, doze novas empresas foram abertas.

Maria Irene Lara Resende, que fundou a Del Laras Lingerie, em 1994, depois de ter passado nove anos confeccionando cartões, diz que seu negócio cresceu 50% em 2007, entre 25 e 30% em 2008, e até agora, ele não mostrou sinais de abrandamento. Na semana passada, uma repórter fez uma visita surpresa à fabrica e flagrou as pessoas trabalhando em cima de uma linha de camisolas, o que provou que a produtividade continuava intensa.

"Uma amigo disse-me uma vez que nunca haverá uma crise para as pessoas que trabalham para homens e mulheres vaidosos", disse Maria. Pode parecer irônico, mas nessas regiões a demanda de mão de obra é enorme, então o problema a ser enfrentado é a falta de trabalhadores. Essa é uma das reclamações de Julio, filho de 20 anos de Maria Irene, que muitas vezes precisa contratar gente de cidades vizinhas como Guaxupé e Muzambinho.

Apesar de grande parte das empresas distribuírem sua produção apenas para o mercado interno (Minas Gerais e outros estados), algumas se arriscam e tiram proveito da navegação com custos relativamente baixos, para exportar para todo o mundo.

A primeira loja de lingerie foi aberta na cidade, em 1991, em uma tentativa do prefeito para atrair indústrias do estado de Goiás e assim gerar mais empregos. Para Lúcia Lorio, dona de uma das maiores e mais antigas empresas da cidade, a Lindelucy, o segredo do sucesso dos negócios bem-sucedidos de Juruaia são os pequenos valores. "Nós temos o hábito de não falar mal das outras empresas, o que contribui muito para a economia da cidade", diz.

Outra justificativa para driblar a crise e estabilizar as vendar é apostar na variedade de peças. "Juruaia produz muitas calcinhas e sutiãs. Devemos nos diversificar, então agora me dedico também à criação de novas linhas como de pijamas e camisolas", explica. Com essa tática, Loiro contratou mais três colaboradores e pensa em expandir o espaço da fábrica. Talvez, ser otimista e continuar a investir no próprio negócio sejam as verdadeiras armas dos fabricantes de Juruaia.


Terra
Fonte: Terra
Reportagem públicada em 14/03/2009

13Mar

Semana da Mulher premia clientes em Juruaia

 

As clientes das confecções de lingerie de Juruaia estão mais bonitas depois da campanha Semana da Mulher, realizada de 2 a 8 de março, pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia – ACIJU. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foram sorteadas cestas de lingeries, com conjuntos produzidos pelas confecções e 1 Dia de Beleza, num salão da cidade.

A ação foi realizada no comércio a fim de premiar os clientes que fizeram suas compras nas lojas participantes da promoção, através de um concurso cultural. A escolha foi realizada na terça-feira, 10 de março, na presença dos associados. As empresas encarregadas das premiações foram escolhidas através de sorteio, sendo Água na Boca, Garota Veneno, Le Jolie, Linda Sedução e Haydee (Dia de Beleza).

Ao fazer as compras numa das lojas participantes durante a promoção, o cliente recebeu um cupom para participar do concurso. As vencedoras da promoção, com uma cesta de produtos foram: Garota Veneno: Tatiane C. de Carvalho, de Mogi Guaçu-SP; Linda Sedução: Camila da Silva Medeiros, de São Sebastião do Paraíso-MG; Le Jolie: Raphaela Gimenes Villa Costa, de Paulínia-SP e Água na Boca: Fabiana Aparecida Pereira, de Passos-MG. A vencedora do Dia de Beleza, sorteada por Haydee, foi Valéria Fonseca Quezada, de Lavras-MG.

Confira as empresas participantes da Semana da Mulher de 2009: Del Laras; Lin Delucy; Corda Bamba; Joyce Moda Íntima; Luciana Marques; Ouseuse Lingerie; Atrevida; Segredo da Paixão; Isabelly Lingerie; Linda Sedução; Disparo Lingerie; Haydee Moda Íntima; Art Desejo; Cravo e Canela; Garota Veneno; Snob Moda Íntima; Sonho da Lua; Pimenta Doce; Micheli Moda Íntima; Ceci Moda Íntima; Art Stilo; Passion; Oficina do Pijama; Verilan; Possessive; Bambelle; Avellar Moda Íntima; Le Jolie; Laniclê; Água na Boca e Silvania Moda Íntima.

 

Lançada oficialmente a 12ª Felinju aos associados

 

Ainda na tarde do dia 10, na presença de vários associados, a ACIJU fez o lançamento oficial da 12ª Felinju – Feira de Lingerie de Juruaia. Foi muito boa a aceitação das condições de contrato e especificações da feira, que acontece de 29 de abril a 2 de maio de 2009, no Poliesportivo Tancredo Neves.

Na oportunidade, 20 empresas já assinaram o contrato e se comprometeram com a participação nos estandes da Felinju. Os associados se mostraram muito otimistas com as negociações feitas até o momento.

A Cube Multicomunicação, agência responsável pela divulgação do evento, acreditou no projeto da ACIJU e está apostando no sucesso da 12ª Felinju. Durante a semana, novos contratos já foram efetuados com outros associados. Expositores de matéria-prima e acessórios para lingerie estão interessados em participar e já entraram em contato com a Associação Comercial para garantir a participação.

02Set

FestLingerie 2008

A partir do dia 02 de setembro, Juruaia será palco da FestLingerie. O objetivo é reunir as confecções da cidade e apresentar as principais tendências e lançamentos da coleção Primavera/Verão 2009. Resultado de uma parceria entre a ACIJU - Associação Comercial e Industrial de Juruaia e a Prefeitura
Municipal, o evento será realizado até o dia 6 de setembro, das 8h às 19h, nas lojas da cidade.


Criada há quatro anos, a FestLingerie surgiu para destacar o potencial do pólo de lingerie de Juruaia, que hoje responde pela produção de 10% das peças comercializadas no mercado nacional. Voltada para empresários, revendedores autônomos e varejistas, o evento destaca os produtos e o crescimento econômico do setor na região, além de gerar novas oportunidades de negócios.


Em 2007 cerca de R$ 1,5 milhão foram fechados em vendas. Nesta edição, os organizadores esperam bater o record em relação ao evento passado. Nas lojas os clientes encontrarão lingeries nas linhas básica, sensual e fetiche; camisolas, pijamas, moda praia e linha fitness. Os empresários de Juruaia, nos últimos dez anos, investiram em máquinas modernas, deram ênfase à qualidade, ao estilo e ao trabalho criativo. Todas essas ações transformaram a cidade no 3º pólo fabricante de lingerie do País. Juruaia, com cerca de 9 mil habitantes, é movida principalmente por empresárias, que comandam 110 empresas, empregando quase 45% da população economicamente ativa do município.

21Ago

Procura-se vendedor, estilista e costureira no Sul de Minas

Emprego. Quase metade da população da cidade trabalha no setor, que importa moradores dos vizinhos

Juruaia, terceiro produtor de lingerie do Brasil, sofre falta de mão-de-obra

Procura-se costureira, estilista e vendedor, urgente.


A cidade de Juruaia, no Sul de Minas, é o terceiro maior pólo produtor de lingerie do país, mas sofre com a falta de mão-de-obra. Não é para menos, já que para atender a todo esse público, a população da cidade não é suficiente.

O município possui 9.000 habitantes, dos quais cerca de 45% trabalham nas 110 empresas do setor de lingerie do município. As placas de "procura-se" ou "precisa-se" são comuns por lá.
"Desde julho divulguei que precisava de três profissionais e até hoje só consegui um", reclama a empresária Vera de Piza Silva, há nove anos no mercado com a loja Sonho da Lua. E não é por falta de incentivos. Ela conta que é comum pagar comissão tanto para quem trabalha na produção como para as atendentes, como forma de estimular as vendas.

Os salários de costureira e vendedora variam entre R$ 440 e R$ 600, mas trabalhadoras da região dizem que conseguem sempre ganhar mais, por causa da comissão. "Tem mês que consigo ganhar até R$ 1.000", relata Fátima Aparecida Vila Nova, 24, que se mudou para a cidade em busca de emprego.

"Sou de Guaranésia, a 30 km de Juruaia, e na segunda semana aqui arranjei o emprego. Sabia que aqui era mais fácil", conta Fátima, que levou o marido e o filho e diz ter achado sua vocação. "Adoro lidar com as pessoas e aqui eu conheço gente de todo o país e até de fora", diz.

Fátima conhece gente de fora durante o trabalho porque Juruaia já entrou no mercado internacional. Várias lojas da cidade exportam as famosas lingeries brasileiras para países como Japão, Alemanha, Itália e Estados Unidos.

A empresária Letícia Fabiana Alves, 22, é uma delas. Com apenas três anos de existência, a marca Doce Paixão é vendida para fora do Brasil e também para os Estados da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Sacoleiros. "Nós temos representantes e sacoleiros nesses lugares, que revendem nossa produção", explica a proprietária. Segundo Daniel Marques, noivo - e sócio de de Letícia, principal incentivador de sua entrada no negócio -, a loja e a fábrica apresentam crescimento mensal de cerca de 30%.

Já o faturamento da Sonho da Lula, de Vera Lúcia, cresce em ritmo menor: cerca de 10% ao ano. A explicação, segundo ela, está na mão-de-obra escassa. "Eu não consigo aumentar minha produção por causa da falta de trabalhadores e, com isso, meu faturamento passou a ficar mais estável nos últimos anos", afirma.

A fábrica também não tem estilista porque falta no mercado local. "Se tivesse opção seria ótimo. Aqui nós contratamos alguém periodicamente. No restante das vezes nós mesmos produzimos", explica Vera Lúcia, ao dizer que toda a criação é feita com base em pesquisa direta com os clientes. Os estilistas da cidade ganham cerca de R$ 1.200 para uma coleção de 12 peças.

Migração

Muitos empregados se mudam das cidades vizinhas
Encontrar emprego no setor de lingerie em Juruaia é fácil. O difícil é ter pessoas interessadas. Muitos dos que trabalham atualmente no município migraram de outras cidades.

É o caso de Silvana Laís da Silva, 20. Ela é de Nova Resende, que fica a meia hora do pólo. “As boas oportunidades incentivaram a minha vinda para cá. Aqui também ganha-se melhor”, confessa Silvana, que se mudou há dois anos e meio.

Ela conta que quando saiu da primeira fábrica onde trabalhou em Juruaia pensou em voltar para a cidade natal, mas em pouco tempo surgiu outra oportunidade e ela mudou de idéia. “Não passou nem dois meses e fui empregada novamente”, contenta-se.

Com comissão, ela ganha cerca de R$ 700 por mês. “Adorei vender e pretendo me aperfeiçoar nessa área para continuar crescendo”, conclui.

O gerente administrativo da Associação Comercial de Juruaia, Edgar Bardy, informa que cada casa da cidade possui pelo menos uma pessoa empregada no setor.
 
Café com leite
Mulheres mudaram vocação da cidade
Há dez anos, antes de se destacar como pólo de lingerie, Juruaia vivia da produção de leite e café. Hoje, o faturamento mensal da cidade com o comércio de peças íntimas é de R$ 2 milhões mensais, totalizando 350 mil peças vendidas em todo o Brasil em um mês.

O crescimento se deve ao empreendedorismo das mulheres. Segundo Edgar Bardy, gerente da Associção Comercial da cidade, a maior parte dos empresários é mulher. “Foram elas que deram início ao processo produtivo e se destacaram porque se preocupam em fazer um produto com qualidade”, afirma.

Já na mão-de-obra, os homens começam a ocupar espaço. “A demanda está tão grande que já é comum encontrar homens atuando na produção”.

Diego Evangelista da silva é um deles. Com 18 anos, trocou o trabalho em uma padaria por um posto de costureiro, sem nunca ter tido experiência. “O que compensa é a segurança e tranquilidade que tenho como costureiro. Tenho horário fixo e ainda ganho mais”, relata.
 
Evento promete lançamento de coleção e preços especiais
As tendências da coleção primavera/verão 2009 poderão ser conferidas na FestLingerie, de 2 a 6 de setembro nas lojas da cidade de Juruaia.

O evento acontece há quatro anos e deve negociar mais de R$ 1,5 milhão – valor comercializado em 2007. No país, o município mineiro responde por 10% das peças.

Os produtos da exposição variam entre lingeries na linha básica, sensual e camisolas, pijamas, moda praia e roupas de ginástica.

Vera Lúcia Silva, proprietária da Sonho da Lua, diz que o evento aquece as vendas para todos. E dá a dica para os interessados: “Como o evento acontece nas próprias lojas, cada empresário aproveita para fazer lançamentos e oferecer um atrativo, como ofertas especiais”.
Matéria publicada 21/08/2008
Fonte: O Tempo (On-line) por Carolina Borgo

 

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